terça-feira, 10 de abril de 2012

SEMANA SANTA

[...] "Na Ceia do Senhor”, somos convidados a sentar à mesa pascal com Cristo. Lembramos a instituição da Eucaristia, sinal e sacramento da “vida doada” – de Jesus Cristo - em sacrifício amoroso pela salvação da humanidade. O Sacramento da Eucaristia nos enche de gratidão reverente e de alegria, porque é Jesus que se doa a nós, como alimento espiritual, companhia e presença real permanente, amor que amou até o fim. No “LAVA-PÉS”, Ele nos deixou o exemplo, para que o imitemos no serviço humilde e dedicado aos irmãos: “Eu, que sou vosso Mestre e Senhor, dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa” (cf Jo, 13,14-15).

Continuamos a seguir os passos de Jesus Cristo na Sexta Feira da Paixão. No drama de sua prisão, julgamento, tortura, condenação à morte e crucificação, nossa fé e fidelidade a Cristo são postas à prova. Não o atraiçoemos nem façamos dele objeto de lucro avarento, como Judas Iscariotes; não fiquemos distantes e indiferentes diante dele, nem neguemos conhecê-lo, como Pedro; e nem fujamos dele, como quase todos os demais apóstolos, quando se faz difícil professar-se cristão, diante das injúrias, riscos ou cruzes, por causa de nossa fé e nossa pertença a Cristo e à Igreja dele. Fiquemos fiéis a Ele, firmes ao lado dele, como Maria, o apóstolo S.João, as santas mulheres... Sejamos testemunhas da verdade, contra toda forma de falsidade, corrupção e injustiça cometidas contra Ele, na pessoa dos irmãos que sofrem. Como o Cirineu, ajudemos a carregar a sua pesada cruz, que ainda pesa nos ombros de tantos irmãos sofredores; enxuguemos sua face ensanguentada nos rostos dos irmãos rejeitados pela sociedade, nas vidas inocentes violentadas, desprezadas, mandadas à morte...


Tudo está consumado! Até mesmo a morte! É Páscoa! Os braços de Jesus pregados na Cruz permanecerão sempre abertos para acomodar todos os desesperados, todos os que estão perdidos, os famintos, os traidores, os fiéis e os infiéis.

FONTES:
Artigo 1 - Semana Santa: nos passos de Cristo.
Autor: Cardeal Odilo Pedro Scherer/ Arcebispo de São Paulo

Artigo 2 - Aleluia, Cristo ressuscitou verdadeiramente!
Autor: Dom Orani João Tempesta/Arcebispo Rio de Janeiro

3 comentários:

Anônimo disse...

A semana santa para a nossa comunidade representou uma semana de doação e serviço, Que o nosso Deus todo poderoso continue a nos abençoar nessa caminhada.
P.S. A Via Sacra foi Maravilhosaaaaaaaa.

Ediliane Trovão!

Edy Trovão disse...

A semana santa para a nossa comunidade representou uma semana de doação e serviço, Que o nosso Deus todo poderoso continue a nos abençoar nessa caminhada.
P.S. A Via Sacra foi Maravilhosaaaaaaaa.

Junior Matias disse...

foi um momento onde todos da comunidade se empenharam para uma belíssima apresentação com um objetivo de relembrar os passos da dolorosa Paixão de Cristo. Momento este que demonstra o maior gesto de amor.

Postar um comentário

  ©Igreja Nossa Senhora da Penha - Sacavém - Rua Domingos Sales s/nº Sacavém São Luís-MA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo