terça-feira, 8 de abril de 2014

Seis conselhos para não se entediar com a Missa

    Nossa comunidade tem a graça de ter celebração da Missa toda semana (todos os domingos e primeira sexta-feira do mês às 17 horas). Por isso devemos participar de forma a mostrar nossa unidade e alegria na participação da Ceia de Jesus. Talvez para alguns seja difícil se concentrar ou se motivar a ir para a Igreja. Para outros, basta ir às missas "mais importantes", como de Festejo e de Semana Santa. No entanto, a Igreja Católica nos chama a participar todos os domingos. Coragem! Para ajudá-los, aí vão algumas dicas muito boas, retiradas do livro "A missa me dá tédio: Diálogo com os jovens", do Javier Suescun.

Missa de Festejo com o Bispo D. Belisário

1 - Enquanto você vai da casa à igreja, "prepare seu coração". Pense: Vou me encontrar com o Senhor e com um grupo de irmãos na fé; vou escutar Jesus que hoje quer me dizer alguma coisa". Pergunte-se: "De que me mostrarei agradecido a Deus? Que levo nas mãos para oferecer-lhe hoje?

2 - Seja pontual e fique num lugar próximo do altar. Não se ponha na parte de trás, ou nos últimos bancos do templo. Você se distrairá com as pessoas que chegam tarde. Além disso, uma comunidade dispersa, em que cada um se senta onde gosta, não torna visível a unidade de todos na fé e no amor.

3 -  Ao entrar na igreja, pegue, se as houver, as folhas ou livros de cantos. Depois, participe também cantando. Se você não conhece os cantos, leia o texto. Isso unirá você à comunidade.

4 - Preste atenção às leituras e à pregação do sacerdote. Você perceberá sem dúvida, e com muita frequência, que o padre não é um bom orador ou que diz coisas sem substância. Não se incomode com isso. Não o julgue. Com toda a certeza, Jesus quer dizer-lhe algo por meio dele, e até o surpreenderá em mais de uma ocasião. É frequente que Deus diga grandes coisas por meio de maus pregadores.

5 - Depois de ter participado da Eucaristia, na comunhão, aproveite os instantes de silêncio que lhe são oferecidos para falar com o Senhor, para agradecer-lhe, para pedir forças e programar a semana que se iniciará.

6 - Por fim, marque um pequeno compromisso para a semana seguinte. Procure, partir dele, ser mais fiel a Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Igreja Nossa Senhora da Penha - Sacavém - Rua Domingos Sales s/nº Sacavém São Luís-MA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo