segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

QUARESMA: Tempo de união mais íntima com DEUS!

Esta mensagem que segue abaixo é fruto de uma oração, são palavras sopradas por Deus para que chegasse até nós para reflexões no modo de pensar e agir por meio do nosso amigo Erlindo Trovão.
Agradecemos desde já sua mensagem!

Olá meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs, o Shalom do Pai a todos!
Quaresma sempre foi para mim um tempo de retiro espiritual de 40 dias, mas hoje rezando com esse tempo vou percebendo algo novo, é uma oportunidade de quarenta dias que tenho além de me preparar para a grande Festa da Páscoa, mas é também um tempo de união mas profunda com Deus, crescer em Deus nesse tempo.
A nossa amizade só pode ser fortalecida no encontro com Ele, no encontro com Aquele que me dar a graça de vencer as tentações do Inimigo, e muito mais que vencer as tentações do Inimigo de Deus, mas de vencer as tentações dos nossos próprios desejos, vencer as tentações da nossa voz que costuma querer os contrários da conveniência da vida cristã, que opta algumas vezes pelo avesso do Bem, e que caminha muitas vezes para viver o “egocentrismo” , para ficar mais claro, vou usar um outro termo, “Eu” centrismo ou seja  eu no centro de tudo, das decisões, onde eu não ligo muito para Voz d’Aquele que criou, isso não é uma realidade longe de nós, pelo contrário, é uma realidade que somos muitas vezes tentados a viver. Todos nós somos tentados a viver um “centrismo” de si mesmo, onde os arredores, o que estar a minha volta não me interessa, mas somente eu. E aí eu vou perdendo em uma fraqueza que é disfarçada pela máscara da ilusão, daquilo penso que é real.
Mas somente a Oração, o encontro com Deus me fará vencer as tentações no deserto em que encontro, principalmente naqueles desertos bem difíceis onde eu não consigo ver nem começo e nem fim, é como se eu tivesse caído de pára-quedas. Passar pelo deserto não é castigo, mas uma forma da nossa fidelidade ser provada, assim como o ouro é provado no fogo, nós que somos caros para Deus, somo provados também, e a única via é o deserto, onde não existe mais as minhas “seguranças” (pessoas, coisas...), mas só existe a Segurança que é Deus.

No deserto Jesus viveu a oração! Ele viveu se unindo intimamente a Deus, viveu o deserto que Deus confiou a Ele, mas o Senhor optou pela Oração que lhe dava força a viver, o Jejum (as renúncias) que se transbordava na Caridade, no amor a Deus. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) fala no parágrafo 539 que Jesus é o novo Adão que ficou fiel onde o primeiro sucumbiu a tentação, foi obediente porque amava, amava com toda a Sua Vida. Ainda o CIC fala que Jesus venceu o Diabo, amarrando o “homem forte”, onde faz alusão em Mc 3,27. Jesus foi preciso amarrar o “homem forte”, entrando em uma linha de entendimento, pode dizer “quanto mais nós cheios de vontade contrárias do Pai”. Você sabe qual é o “homem forte” que existe em você? É bom que descubra para que ele não seja ponte de uma queda feia ao pecado, ferindo a ti e principalmente o coração de Deus. Esse é o tempo onde lutaremos para nos unir intimamente a Deus, será o tempo onde o “homem forte” se levantará com toda a força, esse homem forte que se pode designar como o “homem velho” que contrapõe em batalha daquele que se decidiu viver no deserto com Deus, esse chama “homem novo”, será uma batalha dentro de uma mesma pessoa, por isso que a oração é fundamental, não é uma opção, mas é fundamental tê-lo em nossa vida.
O Tempo Quaresmal é esse tempo favorável de demonstrarmos o nosso amor a Deus através da nossa fidelidade de Cristo, o tempo onde poderemos escolher uma penitência e renunciarmos por estes quarenta dias, como sinal do nosso Jejum. Pode ser das coisas mais simples, como por exemplo: Gosta de assistir novela... Renuncie! Gosta de beber coca-cola ou qualquer outro refrigerante... beba suco! Gosta de fazer compras todo o final de semana, ou não consegue ir ao Centro se não entrar naquela loja, pois bem pare de comprar e não entre e ofereça esse sacrifício. 
Aos Jovens... Não queiram colocar como penitência coisas ou atitudes que já devem fazer parte de uma vida cristã autêntica. Vou dar alguns exemplos: Vou parar de ficar com as meninas, (ou no caso da meninas parar de ficar com os meninos), é bom que pare, mas essa atitude é dentro e fora da Quaresma, somos convidados todo o tempo a viver a Castidade. Se você namora, viva a Castidade no namoro. Se são Casados, vivam a Castidade no Matrimônio, escolhendo pela Vida. Outro exemplo muito comum e acontece muito em meio aos jovens: A penitência desses 40 dias será livrar-me da pornografia ou dos filmes que me levam a desejos desordenados, é bom mesmo que se livre, mas não é só para Quaresma, isso é uma decisão de vida. Nesse tempo vou parar com as piadas ou brincadeiras imorais, é bom que pare sim, mas não só na quaresma , é para sempre. Esses tipos de exemplos não cabem só para o 40 dias, mas para sempre,  não convém para nós como filhos de Deus.
Esse tempo da Quaresma é o tempo onde eu posso me conhecer vivendo o deserto na Intimidade com Deus, através da própria Palavra de Deus, não entortando as interpretações, mas sempre pedindo o auxilio do Espírito Santo que nos dê o dom do Entendimento, da Sabedoria. A Intimidade com Deus na Oração é que me fará viver o Jejum, ou seja as penitências que me comprometi com Deus, mas também aquele famoso Jejum que já conhecemos, de Pão e da água que a Igreja nos motiva a fazer nas sexta feiras lembrando da Paixão do Senhor, ou para aqueles que não podem abstinência de carne vermelha. A Oração me impulsionará a prática da Caridade, o Amor ao próximo, seja no material, ou seja, mesmo no cuidado com o outro, na palavra de esperança, nas visitas aos presídios ou nos hospitais, ou mesmo aquele vizinho que não se sabe nem o nome dele, ou aquele que sei mais tinha raiva, a finalidade de tudo tem que ser o amor. Qual foi a finalidade de Jesus passar por tudo , por todo o deserto, por toda a Paixão e Morte? Era o Amor por toda a humanidade, quer dizer, era e é e sempre será pela sua entrega todos os dias na Eucaristia.
Se realmente Caro eu amo a Deus, eu conseguirei amar o outro na disposição, no sair de si. Somente o amor me faz ir além, além das fronteiras, além dos desafios. Aqui estou falando do Amor Concreto, Real, não de uma imaginação, eu que amo e vivo nas nuvens...Não! O Amor que falo é uma pessoa real, é Deus e que esse mesmo Amor é que me ensina Amar, o amor de Deus e amar a Deus me faz viver os sacrifícios dolorosos na alegria. É difícil! É verdade é difícil, mas também é verdade que o amor nos foi dado, e outra nós fomos criados para amar, nós somos seres capazes de amar, isso sim, é muito maior do que a pequena verdade que constatamos que é difícil. A pequena verdade da dificuldade só nos revela a grandeza da capacidade de se ter coragem de enfrentá-la e tudo isso no fim é o Amor, o Amor que experimentamos todas as vezes em que comungamos, Cristo novamente feito Carne entrega-se a nós.
Pois bem, Quaresma é esse tempo de forma mais profunda, unir-me intimamente ao Esposo de nossas almas, de nos unir Aquele que nos amou primeiro, ao nosso amado Senhor Jesus Cristo, e por amor viver a penitência em prol de algo(cura, libertação, familiares, humanidade) e transbordando no Amor Caritativo, o amor que me dispõe ao outro, na alegria de lavar os seus pés, mas não fazer por fazer  pela lei, pois a lei mata, mas somente pelo amor que somos amados.
Esse texto antes de ser um artigo, ou uma reflexão, eu digo a todos com muita sinceridade é fruto de uma oração, onde eu pedi a Deus para Ele falar tudo o que quisesse a todos vocês.
Meus irmãos Deus Abençoe a todos vocês, e sempre é uma alegria poder partilhar com cada um que fez e pelas marcas que deixaram fazem parte da minha vida. Abraço a todos da Comunidade Nossa Senhora da Penha e da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, mas de forma especial, quero dedicar essa partilha a todos os Jovens desta Paróquia.
Deus Abençoe
Shalom!!!
“O Pai de Misericórdia, de Infinita Bondade, Te Louvamos e agradecemos por teus feitos em nossas vidas, pois Tu és um Deus que cuida e que nos anima a viver a Quaresma com o coração cheio de desejo da Santidade. Obrigado Senhor pois Tu és o nosso Amado e Eterno Deus que não cochila e nem fecha os olhos para nós, mas com os olhos atentos vela e ilumina com todo amor o caminho do deserto que estamos ou que iremos viver. Pedimos a Tua Santa Graça de viver esse deserto na alegria de optarmos por Ti, Senhor. Dá-nos a graça do encontro diário contigo na Oração, de vivermos o Jejum e a Caridade  por amor a Ti, aos nossos irmãos e a todos os que sofrem, principalmente aqueles que no leito de hospital vivem sem esperança por causa do desafio da qualidade na Saúde Pública. Amém!”
AUTORIA: ERLINDO TROVÃO

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Igreja Nossa Senhora da Penha - Sacavém - Rua Domingos Sales s/nº Sacavém São Luís-MA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo