quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tríduo em preparação para acolhida dos símbolos da JMJ

Os Jovens da Igreja Nossa Senhora da Penha estão se preparando para o evento de acolhida da cruz e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude(JMJ). O tríduo de preparação iniciou hoje(25/04) com muito entusiasmo por parte da juventude! Todos os Jovens da comunidade são convidados a louvar, orar e discutir questionamentos relevantes a respeito do atual contexto em que a juventude está inserida apoiados na leitura do evangelho. O objetivo dos encontros é preparar os jovens para que estejam prontos para receber em São Luís  os símbolos da JMJ, e se organizem entre si para participarem das celebrações que serão realizadas aqui.
Para ficar por dentro da programação basta acessar o site: http://www.botefesaoluis.com.br/
 Faça parte dessa grande festa!!! Bote Fé São Luís! Bote Fé Juventude! 

Leitura do Evangelho


Continue lendo >>

terça-feira, 10 de abril de 2012

SEMANA SANTA

[...] "Na Ceia do Senhor”, somos convidados a sentar à mesa pascal com Cristo. Lembramos a instituição da Eucaristia, sinal e sacramento da “vida doada” – de Jesus Cristo - em sacrifício amoroso pela salvação da humanidade. O Sacramento da Eucaristia nos enche de gratidão reverente e de alegria, porque é Jesus que se doa a nós, como alimento espiritual, companhia e presença real permanente, amor que amou até o fim. No “LAVA-PÉS”, Ele nos deixou o exemplo, para que o imitemos no serviço humilde e dedicado aos irmãos: “Eu, que sou vosso Mestre e Senhor, dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa” (cf Jo, 13,14-15).

Continuamos a seguir os passos de Jesus Cristo na Sexta Feira da Paixão. No drama de sua prisão, julgamento, tortura, condenação à morte e crucificação, nossa fé e fidelidade a Cristo são postas à prova. Não o atraiçoemos nem façamos dele objeto de lucro avarento, como Judas Iscariotes; não fiquemos distantes e indiferentes diante dele, nem neguemos conhecê-lo, como Pedro; e nem fujamos dele, como quase todos os demais apóstolos, quando se faz difícil professar-se cristão, diante das injúrias, riscos ou cruzes, por causa de nossa fé e nossa pertença a Cristo e à Igreja dele. Fiquemos fiéis a Ele, firmes ao lado dele, como Maria, o apóstolo S.João, as santas mulheres... Sejamos testemunhas da verdade, contra toda forma de falsidade, corrupção e injustiça cometidas contra Ele, na pessoa dos irmãos que sofrem. Como o Cirineu, ajudemos a carregar a sua pesada cruz, que ainda pesa nos ombros de tantos irmãos sofredores; enxuguemos sua face ensanguentada nos rostos dos irmãos rejeitados pela sociedade, nas vidas inocentes violentadas, desprezadas, mandadas à morte...


Tudo está consumado! Até mesmo a morte! É Páscoa! Os braços de Jesus pregados na Cruz permanecerão sempre abertos para acomodar todos os desesperados, todos os que estão perdidos, os famintos, os traidores, os fiéis e os infiéis.

FONTES:
Artigo 1 - Semana Santa: nos passos de Cristo.
Autor: Cardeal Odilo Pedro Scherer/ Arcebispo de São Paulo

Artigo 2 - Aleluia, Cristo ressuscitou verdadeiramente!
Autor: Dom Orani João Tempesta/Arcebispo Rio de Janeiro

Continue lendo >>

domingo, 1 de abril de 2012

DOMINGO DE RAMOS

A Procissão para a missa de Domingo de Ramos partiu da Igreja Nossa Senhora da Vitória no Outeiro da Cruz em direção à Igreja Nossa Senhora da Penha. A caminhada foi marcada por cânticos e orações. A missa foi presidida pelo Pe. João Filho e contou com a presença de muitos fiéis. Foi uma linda missa que reforçou-nos a vivenciar verdadeiramente a semana santa!  

Continue lendo >>

VIA SACRA NAS RUAS

A Via Sacra foi realizada nas sextas-feiras, durante o mês de março pelas ruas do bairro do Sacavém, fazendo parada em várias casas. A caminhada foi marcada pela leitura das estações, cânticos e orações.    

Continue lendo >>

BOAS-VINDAS AOS NOVOS COROINHAS DA PENHA

Os coroinhas assumiram fundamental importância para a Igreja Católica em função dos serviços prestados a Deus e a sua comunidade. Segundo João Paulo II eles são como um viveiro de vocações Sacerdotais. Na carta que ele escreveu aos presbíteros do mundo inteiro ele declara: "O grupo de acólitos, bem acompanhado por vós no âmbito da comunidade paroquial, pode percorrer um válido caminho de crescimento cristão, formando quase uma espécie de pré-seminário”.
É com grande alegria, portanto, que a comunidade da Igreja Nossa Senhora da Penha deseja às boas-vindas para os novos coroinhas que ingressaram no grupo, são eles: Hanna, Nadir, Thalia, Fernanda, Juliana, Carol e Mateus.

Sobre a importância do coroinha para nossa comunidade Hanna Beatriz Abreu Ferreira (nova integrante) diz que o coroinha “ajuda bastante o padre, as pessoas, ele está à ordem e a serviço de Deus! Sempre achei muito bonito o serviço e empenho na igreja e tinha muita vontade de ser”, concluiu ela.
Parabéns pela dedicação ao serviço aos que já eram coroinhas e aos novos: ‘Sintam-se todos acolhidos e prossigam neste lindo serviço!!!’

Disponível no Boletim Informativo da Penha nº02 - Março/2012

Continue lendo >>

INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA EUCARISTIA

No dia 10 de março, a Paróquia de Santa Terezinha, Filipinho, celebrou a Instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Paróquia. Foram instituídos Ministros de todas as Comunidades da Paróquia. Entre eles, comunitários da Igreja Nossa Senhora da Penha: Maria José, João Boaventura, Helena, Maria Zélia, Maria do Socorro e Marcelina.
A Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom José Carlos Chacorowski, e concelebrada pelo Pároco Pe. Everaldo Araújo e pelo Pe. João Filho.
Parabenizamos os Ministros, que eles sejam fiéis e comprometidos na missão que assumiram.


Informações: PASCOM ST. TEREZINHA

Continue lendo >>

  ©Igreja Nossa Senhora da Penha - Sacavém - Rua Domingos Sales s/nº Sacavém São Luís-MA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo